Residência da Família Grandini - 2000/2006

Jardim Europa - Paulínia - SP

A localização na esquina permite o uso da rua lateral, neste caso em declive, para o acesso ao abrigo dos automóveis, preservando a entrada social pela rua principal, em cota de nível superior.A localização na esquina permite o uso da rua lateral, neste caso em declive, para o acesso ao abrigo dos automóveis, preservando a entrada social pela rua principal, em cota de nível superior.

Um passo essencial de qualquer arquiteto, antes de começar um estudo, é visitar o terreno que receberá a construção. As observações dos clientes ajudam, assim como as eventuais dicas dos corretores de imóveis ao ceder a planta topográfica do lote. Mas estando no local é que se pode tomar algumas decisões que serão fundamentais para o partido do projeto. Muitas vezes até o nosso olhar pode se enganar, ao atribuir menos declividade do que o local realmente possui, devido à eventuais distâncias generosas.

Por isso, qualquer ponto de referência pode ser de utilidade, desde uma árvore, um poste, outras construções na vizinhança. Foi desta forma, observando atenciosamente o local, que este projeto ganhou quatro pavimentos, escalonados de acordo com a topografia da região. A relação entre eles, no entanto, é de meio pé-direito (que é a distância entre a cota do piso e o revestimento da laje ou cobertura) formando um arranjo semelhante ao de um grid de Fórmula 1.

O fato deste lote ser de esquina também ajudou nesta configuração, pois se fosse um exemplo de meio de quadra, dificilmente os setores sociais e de serviço se encaixariam na mesma lógica. Com o acesso lateral, foi possível dividir o projeto em duas etapas, a primeira compreendeu o corpo principal da residência, em 2000. Após sua conclusão, finalmente em 2006 a segunda etapa foi encomendada, desta vez para o projeto da edícula de lazer, conforme pode ser visto na figura abaixo.

Esta seção transversal ilustra a disposição dos quatro níveis da construção. O mais alto comporta uma sala de som e vídeo, logo abaixo vem o pavimento dos dormitórios, ligeiramente acima do porção térrea da sala de visita e cozinha. A cota mais baixa foi reservada para os automóveis e para a edícula de lazer.Esta seção transversal ilustra a disposição dos quatro níveis da construção. O mais alto comporta uma sala de som e vídeo, logo abaixo vem o pavimento dos dormitórios, ligeiramente acima do porção térrea da sala de visita e cozinha. A cota mais baixa foi reservada para os automóveis e para a edícula de lazer.

A primeira perspectiva do projeto previa um desenho diferente para os muros, cujo perímetro concedia certa permeabilidade entre espaços públicos e privados. Porém, em nome de maior sensação de segurança, os construtores adotaram uma solução mais convencional.A primeira perspectiva do projeto previa um desenho diferente para os muros, cujo perímetro concedia certa permeabilidade entre espaços públicos e privados. Porém, em nome de maior sensação de segurança, os construtores adotaram uma solução mais convencional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário